(48) 3226-2424 / 3338-4088

contato@marmorariapedramar.com.br

(48) 3226-2424 / 3338-4088

contato@marmorariapedramar.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Pedramar » Mármore travertino traz beleza e sofisticação para os ambientes
Mármore travertino traz beleza e sofisticação para os ambientes

https://i0.wp.com/www.smallsflooring.ca/wp-content/uploads/2014/04/Armstrong-Classico-Travertine-Blue-Mist-Beige.jpg?fit=934%2C702&ssl=1

 

O mármore travertino é uma rocha natural de cor bege composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita. Ela é o resultado de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de águas termais, e é uma das pedras mais utilizadas em construção e revestimento no Brasil.

O mármore é uma pedra natural muito utilizada nos projetos residenciais para revestimento de paredes, pisos, lavatórios, bancadas e outros objetos decorativos. Existem vários tipos de mármore, porém o mais usado é o Travertino, uma rocha calcária natural de cor bege que é reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra que lembram pequenos ramos e folhas”, diz a arquiteta e decoradora Érica Salguero.

A arquiteta Vivian Coser ainda lembra que o mármore travertino é muito usado desde o império Romano. “O travertino reveste monumentos importantes da história, como a Basílica de São Pedro, o Coliseu e as pirâmides do Egito, por exemplo”, diz.

 

O preço dessa pedra possui variações, mas, no Brasil, é possível encontrar a peça por aproximadamente R$150,00 o metro quadrado.

O mármore travertino possui variações devido à região em que se formaram e das diferenças de formação que possuem. Existem diversos tipos de mármore travertino e os italianos, geralmente, são os mais conhecidos, como: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. A seguir, você confere detalhes sobre os três tipos mais populares no Brasil.

A opção mais procurada devido à sua tradição e presença na história, é o mármore travertino Romano Clássico. Esse modelo é extremamente resistente e possui alta durabilidade, foi ele a escolha de revestimento para o Coliseu e para o a Basílica de São Pedro. Essa rocha apresenta uma beleza impressionante combinada com cores leves. ” O travertino Romano Clássico pode apresentar colorações que vão desde um tom palha até um bege mais amarelado”, aponta Vivian Coser. Érica Salguero ainda destaca mais uma característica que diferencia esse modelo dos demais: “ele tem os veios horizontais mais marcados e mais naturais.”

O mármore travertino Navona é mais claro, possui uma coloração voltada para o laranja e para o creme. De acordo com as profissionais, os veios desse modelo são mais leves e menos marcados. Além disso, essa pedra é importada diretamente da Itália.

O Bege Bahia, também conhecido como travertino Nacional, tem os veios mais escuros, mais arredondados e mais manchados”, diz a arquiteta Vivian Coser. Esse modelo, como o nome já diz, vem direto das pedreiras brasileiras e, de acordo com Érica Salguero, tem desenhos de formato rústico que variam entre o marrom e o bege, que são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.

Antes de definir onde vai colocar a rocha e qual modelo será escolhido, é preciso considerar as características do acabamento. Existem quatro tipos de acabamento principais, confira as vantagens e desvantagens de cada um:

Bruto ou natural

O tipo Bruto, como o nome já diz, é a pedra direto da natureza, com acabamento opaco e veios aparentes”, aponta Salguero. Coser ainda acrescenta ao dizer que “a rocha é apenas cortada nas dimensões certas para aplicação, não possui nenhum outro tratamento”. As profissionais indicam esse acabamento para aplicações em paredes, principalmente, mas não indicam a peça para banheiros, cozinhas e pisos.

• Resignado ou estucado

O acabamento resignado ou estucado é feito com a aplicação de uma resina na pedra. A resina tem a mesma cor do mármore e cobre os poros e buracos existentes na superfície. “Após a aplicação da resina, a superfície fica lisa”, diz Coser. Assim, essa é uma das formas mais utilizadas do mármore travertino e pode revestir diversos ambientes.

• Levigado

O levigado tem um aspecto opaco e é lixado até que a superfície do mármore fique lisa, facilitando a limpeza e a manutenção, ao mesmo tempo em que mantém a cor natural. “Esse acabamento é liso e opaco e pode ser usado em todos os tipos de ambientes internos ou externos”, aponta Érica Salguero.

• Polido

O acabamento polido tem um aspecto liso e com brilho. De acordo com Vivian Coser, “pode ser usado em pisos e paredes, mas não é recomendado para pisos externos devido à baixa aderência”.

Como utilizar o mármore travertino na decoração

O mármore travertino está presente na decoração, na construção e no revestimento de diversos cômodos. Os principais ambientes que usam essa rocha são o banheiro, a cozinha e a sala, mas a pedra também está presente em pisos, escadas e paredes. Confira, então, dicas sobre a aplicação do mármore travertino nesses espaços:

Mármore travertino usado no banheiro

É possível criar uma decoração elegante, moderna e despojada no banheiro utilizando o mármore travertino nas paredes, na bancada ou até mesmo na cuba. “Nos banheiros, não é recomendado o uso do travertino bruto, já que podem ocorrer infiltrações”, diz Vivian Coser. A rocha, nesse acabamento, possui veios aparentes e não passa por nenhum tratamento, por isso, é preciso tomar cuidado. A profissional ainda lembra de outro ponto importante: “caso decida utilizar o travertino no piso, não escolha o acabamento polido, que é mais escorregadio, uma característica que deve ser evitada nos banheiros”.

 

https://www.tuacasa.com.br/marmore-travertino/

Marmoraria Pedramar © 2013-2018. Rodovia SC 405, KM 1, 1197, Rio Tavares, Florianópolis. CNPJ: 10.015.693/0001-40. Fones: (48) 3226-2424 / 3338-4088

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.